Não existe implantação de trabalho que não seja baseada em um projeto anterior. Um projeto requer planejamento estratégico, onde são objetivados o núcleo ou o grupo de trabalho que se quer atingir, baseado em análise da realidade e nas atividades que serão desenvolvidas.

Diante do exposto preparamos um programa de ação, onde incluímos as diretrizes prioritárias, as metas, as funções da Equipe de Coordenação e, as atividades dos voluntários que estão sendo implantadas.

O trabalho Voluntário é um trabalho sério é a disponibilidade para servir e doar. Implica na valorização da qualidade do atendimento ( afeta diretamente ) ao paciente e seus familiares.

A instituição que o acolher deverá prover de meios para que ele cresça participando de programas de treinamento, reciclagem, seminários e congressos onde a troca de experiências com certeza irá enriquecê-lo.

A A.V.C.C.U., Associação dos Voluntários de Combate ao Câncer de Uberaba, fundada em Dezembro de 1998 é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos. A Diretoria e o corpo de voluntários desenvolvem um trabalho não remunerado de apoio e ajuda às pessoas portadoras de câncer.

A maior atuação da A.V.C.C.U. é no Hospital Dr. Hélio Angotti e tem como objetivos:

Atuar no combate ao câncer nas áreas de educação, prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação; atendendo pacientes em regime interno e externo.

Nossa intenção é fornecer subsídios necessários aos pacientes e familiares na área de oncologia.

 

Histórico da Entidade

De um salutar relacionamento entre duas senhoras de nossa sociedade, Sandra Abadia Gomes de Andrade e Nilda Curi Barra foi lançada a idéia de se criar uma entidade que se propusesse a assistir os doentes cancerosos de Uberaba e Região.
Inúmeros contatos foram mantidos ( reuniões, visitas, e outros ) com entidades como a Associação de Voluntários de Combate a Câncer de São Paulo, a Associação dos Voluntários de Barretos com a finalidade de conhecer experiências, colher informações e receber orientações sobre como concretizar, em Uberaba, a criação de um grupo de trabalho voluntário para assistir o doente canceroso carente.
Seguras de seus propósitos e tendo recebido do grupo de São Paulo e de Barretos o compromisso de lhes apoiar na implantação do projeto, Sandra e Nilda buscaram a parceria do Hospital Hélio Angotti, na pessoa de seu presidente, Dr. Odo Adão. Ao mesmo tempo que obtiam o compromisso de apoio do Dr. Odo, elas iniciaram um movimento de sensibilização de pessoas da comunidade, oriundas de diferentes segmentos sociais, através de contatos pessoais e de um convite público, usando os meios de comunicação, para uma reunião que foi realizada no dia 09.12.98 às 19:30 hs, no anfiteatro do Hospital Dr. Hélio Angotti, contando com 221 pessoas presentes. 

Foram convidadas para esta reunião, voluntárias da Associação Paulista Feminina de combate ao Câncer que falaram sobre a sua organização , orientações sobre a postura de um voluntário e informações relativas à prevenção de diferentes tipos de câncer.
Aquela reunião foi presidida por Sandra Abadia que iniciou dizendo do propósito de um grupo em implantar o trabalho voluntário já existente, principalmente angariando mais recursos humanos, tão importantes a um trabalho social assistencial.
O aquela reunião ficou decidido pelos presentes que no dia 09 de Dezembro seria realizada a Assembléia de criação da futura entidade, a eleição da 1ª Diretoria e a definição das comissões de trabalho. Na data marcada realizou-se a 1ª reunião com a pauta sugerida .
Por aclamação foi escolhida a 1ª Diretoria da Associação dos Voluntários de Combate ao Câncer de Uberaba - A.V.C.C.U. e os presentes após receberem todos os esclarecimentos sobre as tarefas, atribuições das Comissões de trabalho escolheram, de forma voluntária, a quais comissões iriam se integrar.
Naquela ocasião a direção do Hospital Hélio Angotti , na pessoa do seu administrador geral, Sr. Jorge Luís de Sousa Mello comunicava que o imóvel localizado à Rua Governador Valadares, nº 629, a partir daquela data, estava cedido à Associação para ali, ser a sede da mesma.

 Foi assim o início da Associação.


 


 
Voluntários Empenhados Contra o Câncer
Todos os direitos reservados -2009